quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bullying NA ESCOLA DE NITERÓI É CONSTANTE.

Bullying NA ESCOLA DE NITERÓI É CONSTANTE.

É um absurdo o que vem ocorrendo com o meu neto na Escola Estadual cizinio Pinto
Soares,localizada no Bairro são Francisco em Niterói.
Meu neto foi transferido da Escola Estadual Leopoldo Fróes em Niterói,devido a falta constante de professores,fazendo com que ele ficasse de 2 a 3 tempo ocioso na escola.Transferido para a Escola Estadual Cizinio Soares Pinto,o sofrimento dobrou.Por ter 13 anos e franzino,vem sendo espancado constantemente pelos alunos maiores.Recentemente ,por está resfriado e com Corina,ao limpar o nariz,o professor de história,o acusou de estar cheirando cola na sala.Sabendo da acusação fui pessoalmente á escola e levei o fato a direção,nada foi feito.Segundo a direção o professor estava brincando.Só que as demais crianças levaram a brincadeira a sério,e isto está rendendo até hoje.Segundo a diretora da escola,o professor vai chamar os pais para se desculpar.O problema mais agravante é que os alunos agressores alegam ser morador das favelas adjacentes e que possuem armas.Intimidam o tempo todo os alunos e professores.Hoje meu genro foi na escola para conversar com a diretora,o que ouviu foi,seu filho é muito bôbo,porque o senhor não tira ele daqui e retorna a antiga escola.Meu genro respondeu que não educa seu filho para ser esperto,já que os espertos na comunidade morrem cêdo.Na escola não existe diciplina.Os alunos mijam em garrafas e espalham as urinas em vários locais.ameaçam funcionários e as crianças menores.Esta semana um indivíduo se dizendo professor de educação física,recrutou vários alunos na porta da escola e levou para a praia de São Francisco para praticar esporte,sem que a direção da escola tomasse conhecimento.A escola tem várias câmaras de monitoramento,será que a direção da escola não sabe o que está acontecendo.A idéia que tenho é que toda a direção da escola virou refém de alunos ,que já estão numa faixa etária que deveriam estar em outros programas educacionais.Mas a direção da escola não tem coragem de se pocisionar.Estão esperando acontecer uma desgraça ,como a de realengo,para depois tomar providência.Se alguma coisa acontecer ao meu neto vou responsabilizar juridicamente a todos por omissão,inclusive o Estado. Esta notificação estarei encaminhando ao Subsecretário de Estado da Região Metropolitana Alexandre Felipe Vieira Mendes,para que tome ciência,e tome medidas cabíveis junto a Secretaria Estadual de Educação.
Acredito que está na hora de se levar a sério o bullying nas escolas,dêem o nome que quiserem,mas isto é uma atitude criminosa e deve ser tratada como tal,inclusive a omissão das direções.

1. O que é bullying?

Caso Casey Heynes
A opinião dos especialistas sobre a omissão da escola.

Mais sobre Bullying
Reportagens
• Cyberbullying: a violência virtual
• Bullying: é preciso levar a sério ao primeiro sinal
• Tudo sobre bullying
Fórum
• Adriana Ramos responde as dúvidas dos leitores
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Sebastião da Silva [Tião Cidadão]
Pai e avô de alunos matriculados nesta escola
Membro participativo do fórum da criança e adolescente de Niterói
Presidente do conselho Comunitário de Segurança Pública de Niterói [CCS/AISP 12 Niterói ]

Niterói 11/05/2011

Um comentário:

  1. Dêem o nome que queiram dar,o bullying é uma ação que configura crie,portanto deve ser tratado como tal.

    ResponderExcluir