quarta-feira, 3 de março de 2010

MUNICÍPIOS COM ALTA VULNERABILIDADE JUVENIL ADEREM OPRONASCI

Aos companheiros,vejo como uma grande iniciativa a adesão dos municípios em vulnerabilidade social,aderirem o pronasci.Cabe agora a população fazer o controle social.Se mobilize junto as prefeitura para poderem discutir ,elaborar e encaminhar seus projetos.





25/01/2010 - 18:02h

Municípios com alta vulnerabilidade juvenil aderem ao Pronasci


Brasília, 25/01/2010 (MJ) - Mais 20 municípios brasileiros formalizam nesta terça-feira (26) a entrada no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça (MJ). A assinatura dos termos de adesão acontece às 10h30, em Brasília.

A escolha desses municípios foi feita após realização de uma pesquisa sobre o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) encomendada pelo Ministério da Justiça. Desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estudo identificou as regiões onde os adolescentes estão mais desprotegidos e expostos à violência.

Entre as principais conclusões está o fato de que municípios distantes das regiões metropolitanas precisam fortalecer a rede de proteção aos jovens para evitar que eles sejam vítimas ou autores de atos violentos.

Com a adesão ao Pronasci as prefeituras podem apresentar projetos de prevenção e combate à violência para serem financiados pelo Ministério da Justiça. O investimento em cada cidade dependerá do número de propostas aprovadas.

Como contrapartida, os municípios devem cumprir algumas condições, como a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública (GGI-M) e a implementação de um plano municipal de segurança. O GGIM reúne representantes das forças de segurança (polícias civil, militar, bombeiro, guarda municipal, secretaria de segurança pública) e de outras instituições envolvidas com o tema, além da sociedade civil, para discutir propostas e avaliar o andamento das ações do Pronasci na região.

Assinam o convênio de adesão ao Pronasci as seguintes cidades:

AL – Arapiraca
BA - Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas
ES - Linhares e São Mateus
MA - Açailândia e Imperatriz
PA - Marabá
PE - Garanhuns, Petrolina e Vitória de Santo Antão
PI - Teresina
PR - Toledo
RJ - Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes e Japeri

Segurança com Cidadania

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem desconsiderar as estratégias qualificadas de repressão. São mais de 90 ações integrando a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. Criado em 2007, o Programa deverá investir R$ 6,7 bilhões em segurança pública até 2011.

O Pronasci é considerado um modelo mundial de política pública de segurança contra a criminalidade, segundo a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento. Foi criado para diminuir a criminalidade das regiões metropolitanas que apresentam os mais altos índices de homicídio.

O público-alvo é formado por jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 158 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

Entre os principais projetos está o projeto Mulheres da Paz que capacita lideranças femininas para atuarem na prevenção da violência e na identificação de jovens em situação de risco na comunidade. Elas encaminham os adolescentes para o Projeto de Proteção a Jovens em Território vulnerável (Protejo) que oferece atividades educativas, esportivas, culturais, profissionalizantes e de lazer.








Buscar somente no tema Pronasci

Um comentário:

  1. O QUE PODEMOS VER É QUE O GOVERNO BRASILEIRO,ESTAR TOTALMENTE COMPROMETIDO COM AS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA.aGORA É IMPORTANTE QUE OS ESTADOS E MUNICÍPIOS QUE ADERIREM O CONVÊNIO FEDERATIVO COM O GOVERNO FEDERAL,SE COMPROMETAM A CUMPRIREM AS METAS E EDITAIS ESTABELECIDOS NOS CONVÊNIOS.nÃO SE JUSTIFICA QUE ALGUNS CONFEDERADOS,NÃO ENVIARAM ,BEM COMO,NÃO FIZERAM PROJETOS PARA ATENDEREM JOVENS EM VULNERABILIDADE SOCIAL.COM ISTO INVIABILIZOU UMA SÉRIES DE AÇÕES QUE PODERIAM TER TIRADO VÁRIOS JOVENS DO MUNDO DO CRIME.

    ResponderExcluir