sábado, 19 de fevereiro de 2011

É preciso garantir os Direitos das Crianças e Adolescentes

É preciso garantir os Direitos das Crianças e Adolescentes.
Falta de creche noturna é uma necessidade no Rio de Janeiro.
Recentemente uma senhora de 50 anos, que cursava o Supletivo à noite, e que tinha sobre a sua guarda uma criança de seis anos, foi surpreendida com a queda da criança do edifício onde ambas moravam. Esta senhora está sendo responsabilizada criminalmente pela queda da criança.Agora é importante saber quais os motivos que levou a senhora deixar a criança de 6 anos em casa.
Segundo informações publicadas nas mídias, esta senhora estar com a mãe da criança acidentada fazendo tratamento contra ás drogas, já que é dependente química, A senhora que está sendo responsabilizada criminalmente, simplesmente estava fazendo o que muitos jovens não hoje não conseguem fazer, que é estudar.
Ela faz o supletivo a noite, e por falta de uma política que venha atender os filhos de mulheres, que precisam estudar e trabalhar no horário noturno, e que muitas das vezes não tem com quem deixar as crianças, são obrigadas a ficarem vulneráveis perante a lei no caso de acidentes com seus filhos, e são responsabilizadas criminalmente. Agora uma coisa tem ficar clara,a responsabilidade também e dos Governos que não conseguem cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente,onde as creches é um direito e que portanto os nossos governantes violam estes direito.Se é para responsabilizar por negligência ,uma senhora que não teve os direitos garantidos pelo governo, de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente,em garantir uma vaga numa creche,seja diurna ou noturna para a criança que se encontrava sobre a sua guarda,Fica evidente também a negligência do poder público.
Até que ponto pode classificar a atitude desta senhora como negligente. Agora aos nossos governantes eu posso afirmar são negligentes no que tange a garantias dos direitos das crianças e adolescentes,basta ver o déficit de creches e escolas que deveriam atender a este segmento.É preciso levar em conta os indicadores de que a mulher hoje é a chefe de família.Portando baseado nos indicadores é preciso garantir políticas públicas que venha facilitar a vidas dessas mulheres.Os nossos governantes,gestores públicos e privados,precisam entender que os indicadores não são feitos para serem engavetados,mas sim para nortearem as políticas públicas ,privadas e outros.No assunto pautado,acredito ser de responsabilidade de todos a garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Sebastião da Silva [Tião Cidadão]
Presidente do Conselho Comunitário de Segurança CCS/AISP 12 Niterói.
Membro Participativo do fórum da Criança e Adolescentes de Niterói [Fórum DCA/Niterói.
Niterói, 19/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário